Doações do setor bancário para população do Rio Grande do Sul chegam a R$ 126 milhões
10 de maio de 2024
NotíciaAs doações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e dos bancos associados (Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, Banco do Brasil, Caixa, Safra, Pine e UBS) para auxílio no socorro à população do Rio Grande do Sul se elevaram para R$ 126 milhões.
Entre as iniciativas adotadas individualmente pelos bancos para amenizar a situação, estão as seguintes, variando de acordo com a instituição financeira:
- Flexibilização de carência e prazo nas ofertas de crédito para famílias e empresas, com revisão de taxas e ampliação de linha de crédito;
- Renegociação de dívidas, com taxas, prazos e condições especiais para clientes afetados;
- Prorrogação dos contratos dos clientes impactados em 90 dias com revisão de taxa;
- Suspensões da cobrança dos contratos em atraso curto, da negativação dos clientes com até 15 dias de atraso e de até 3 meses nos contratos de financiamento habitacional (desde que solicitado pelos mutuários);
- Suporte no acionamento do seguro habitacional;
- Isenções e reprecificações de tarifas;
- Priorização no atendimento dos clientes da região para seguros de pessoas, patrimônio, veículos.
Além do ações voltadas para os clientes, as ações dos bancos se estendem à área social, como:
- Direcionamento de doações para a campanha emergencial SOS Rio Grande do Sul;
- Parcerias diretas com Organizações da Sociedade Civil locais e de atuação nacional a fim de envio de recursos, kits de primeira necessidade, água e outros materiais arrecadados localmente por colaboradores e/ou clientes;
- Engajamento de clientes com campanha de doações via PIX para conta própria, de órgãos oficiais ou da organização da sociedade civil;
- Alerta para golpes na ajuda às vítimas das enchentes;
- As instituições financeiras estão comprometidas em adotar medidas para garantir a continuidade dos serviços à sociedade, assim como a segurança e o bem-estar dos seus clientes e colaboradores.
Priorização dos Canais Digitais
Diante das dificuldades de mobilidade em vários locais do Rio Grande do Sul, em razão das enchentes históricas, a Febraban e seus bancos associados reforçam a orientação para que a população e as empresas deem preferência aos canais digitais das instituições financeiras quando houver a necessidade de realizar alguma atividade bancária. Para garantir maior segurança e conforto à população, as agências bancárias devem ser procuradas apenas em situações imprescindíveis.
Por meio do celular e da internet, os usuários podem fazer pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros. Nos aplicativos e Internet Banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento. Os canais de atendimento por telefone também estão funcionando normalmente.
O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
Atenção a Golpes
A Febraban alerta ainda que criminosos estão aproveitando o movimento de solidariedade da população brasileira nas doações às vítimas das chuvas históricas que atingem o Rio Grande do Sul para aplicar golpes.
A principal orientação é que, quando for fazer uma transferência com um número de chave Pix, o doador confira com muita atenção todos os dados do pagamento e se o beneficiário é realmente quem irá receber o dinheiro. A mesma orientação é válida para doações feitas por TED e boletos.
Outra situação de golpe ocorre por meio de links falsos e da engenharia social, que usa técnicas para enganar o indivíduo para que ele forneça dados confidenciais, além de realizar transações financeiras para o golpista.
Fonte: Febraban – Federação Brasileira de Bancos
imprensa@febraban.org.br
notícias
em Destaque

1 de outubro de 2025
Pix tem “botão de contestação” a partir desta quarta (1°). Uso é para fraude, golpe e coerção

1 de outubro de 2025
Reforma tributária: veja o que muda com aprovação no Senado

16 de setembro de 2025
Fin promove seminário com a presença do Nobel de Economia James Robinson

27 de agosto de 2025
Febraban divulga Congresso de PLDFT

15 de agosto de 2025
Entidades se unem para impulsionar olimpíada de educação financeira

11 de agosto de 2025
Selo anti-fraude traz mais segurança aos clientes, diz diretora da Fin