FGC agora faz parte da CNF e entra para o time de associadas
24 de novembro de 2023
NotíciasEm reunião do Conselho de Representantes da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, realizada no dia 9 de novembro, o FGC passou a integrar o quadro associativo da CNF, sendo a 14ª associada da Confederação. O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma associação civil, sem fins lucrativos, e integra o sistema de garantia de depósito. A instituição age de maneira preventiva e assegura a estabilidade do sistema bancário e financeiro ao garantir a recuperação de depósitos e créditos em instituições financeiras em caso de falência.
Sobre o FGC
O FGC foi fundado em novembro de 1995 para garantir um funcionamento fluido e harmônico de todo o sistema financeiro. Com o objetivo de proteger depositantes e investidores, o fundo também atua na prevenção de crise bancária sistêmica. Entre as associadas do FGC, estão bancos comerciais, múltiplos, de investimento, de desenvolvimento e sociedades de crédito, financiamento e investimento. São os investimentos periódicos das instituições membros que sustentam o fundo, uma vez que a associação a esse fundo é obrigatória, de acordo com normas do Banco Central (Bacen).
Sobre a CNF
Na presidência da Confederação desde fevereiro deste ano, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, traz mais uma parceira à CNF. Criada em 1985, a CNF reúne atualmente 14 entidades associadas: ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais); ABBC (Associação Brasileira de Bancos); Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança); ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais); Abel (Associação Brasileira das Empresas de Leasing); Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços); ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital); Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento); Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias); ANFIDC (Associação Nacional dos Participantes em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios Multicedentes e Multissacados); B3 – Brasil Bolsa Balcão; Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Zetta e FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Fonte: Assessoria de imprensa CNF
notícias
em Destaque
5 de janeiro de 2026
Setor financeiro reitera em nota plena confiança no Banco Central
29 de dezembro de 2025
Fin integra nota conjunta em apoio ao papel técnico do Banco Central
15 de dezembro de 2025
Fin divulga relatório sobre a contribuição do setor financeiro para o desenvolvimento do Brasil
3 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e entidades do setor financeiro lançam plano de combate a fraudes bancárias digitais
2 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e Segurança Pública anuncia plano de ações da Aliança de Combate a Fraudes Digitais Bancárias
1 de dezembro de 2025
Especialistas alertam para lacunas normativas entre bancos e o aumento expressivo de fraudes digitais