Aversão a risco aumenta e renda fixa volta a ser destaque
1 de março de 2023
NotíciasIbovespa perde 7,5% em fevereiro, com menor disposição de capital externo
A renda fixa brilhou em fevereiro, enquanto o investidor que se animou com os preços baratos na bolsa viu a sua estratégia frustrada por uma temporada de venda de ações. Sem dinheiro novo do capital externo – combustível que tracionou a renda variável ao longo de 2022 e em janeiro -, ativos considerados mais conservadores atrelados a juros se provaram um melhor destino.
No ranking do mês, a liderança ficou com os títulos públicos atrelados à inflação, com prazo de até cinco anos, refletidos no IMA-B 5 da Anbima, com valorização de 1,41%, com ganhos de 2,82% no ano. O CDI sem esforço acumula 2,05%. Já o Ibovespa recuou 7,49% em fevereiro, com a conta de 2023 negativa em 4,38%. Pior desempenho teve o índice de “small caps”, de ações de menor capitalização na bolsa, com perda de 10,5% no mês.
Com a percepção de que a Selic ficará parada por mais tempo em 13,75% ao ano, ficou difícil combater a tríade liquidez, retorno e segurança da renda fixa. “Costumo brincar com os americanos da Principal [dona de 100% da Principal Claritas] que nosso maior competidor é o CDI”, diz Ernesto Leme, diretor comercial da asset no Brasil. “Como a maioria das gestoras são fábricas de produtos de alto valor agregado, o setor percebe diretamente na captação o menor apetite por risco. O investidor deve continuar abraçado à renda fixa.”
Informações são do jornal Valor: https://valor.globo.com/financas/noticia/aversao-a-risco-aumenta-e-renda-fixa-volta-a-ser-destaque
notícias
em Destaque
5 de janeiro de 2026
Setor financeiro reitera em nota plena confiança no Banco Central
29 de dezembro de 2025
Fin integra nota conjunta em apoio ao papel técnico do Banco Central
15 de dezembro de 2025
Fin divulga relatório sobre a contribuição do setor financeiro para o desenvolvimento do Brasil
3 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e entidades do setor financeiro lançam plano de combate a fraudes bancárias digitais
2 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e Segurança Pública anuncia plano de ações da Aliança de Combate a Fraudes Digitais Bancárias
1 de dezembro de 2025
Especialistas alertam para lacunas normativas entre bancos e o aumento expressivo de fraudes digitais