Setor financeiro se mobiliza para auxiliar no socorro à população no RS

9 de maio de 2024

Notícia

Diante das devastadoras consequências das recentes enchentes no Rio Grande do Sul, o setor financeiro está unido para tentar amenizar o sofrimento da população.

A Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), através de suas associadas, está mobilizada para oferecer todo o apoio possível ao povo gaúcho através de doações diretas e da promoção de campanhas de arrecadação.

As doações da Febraban e dos bancos Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, Banco do Brasil e Caixa somam um total de R$ 20 milhões, destinados a socorrer a população do RS. Além disso, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançou uma campanha e destinou R$ 1 milhão para as vítimas das enchentes.

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) também está apoiando campanhas para ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas. A B3, através da B3 Social, associação sem fins lucrativos responsável pela atuação da B3 na área social, realizou doações emergenciais para o Rio Grande do Sul. E a Associação Nacional das Corretoras de Valores (ANCORD) está promovendo a Campanha Solidária SOS Rio Grande do Sul ANCORD, que por meio das redes sociais, sites e marketing direto, incentiva o seu público e as suas associadas a também realizar doações.

Outras iniciativas estão sendo adotadas individualmente pelos bancos, como a flexibilização de carência e prazo nas ofertas de crédito para famílias e empresas, ampliação de linhas de crédito e suspensão da cobrança de contratos em atraso, entre outras medidas.

Além disso, há um engajamento dos colaboradores com campanhas de conscientização e solicitação de apoio, assim como campanhas internas para arrecadação de materiais de higiene pessoal. O setor financeiro disponibilizou contas para o recebimento de doações voluntárias, que serão revertidas em kits de higiene e limpeza, conforme a necessidade da população impactada.

Reiteramos nossa solidariedade às vítimas e reafirmamos nosso compromisso em oferecer todo o apoio necessário para garantir o atendimento emergencial da população.