Rodrigo Maia é o novo presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras

3 de março de 2023

Notícias

Ex-presidente da Câmara foi eleito, por unanimidade, pelo Conselho de Representantes da instituição

O ex-deputado Rodrigo Maia foi eleito, por unanimidade, pelo Conselho de Representantes da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e assumiu em fevereiro a presidência da instituição. Presidente da Câmara dos Deputados no período de 2016 e 2021, Maia vai conduzir uma gestão pelos próximos três anos com foco no futuro do setor, além de representar a entidade nas principais discussões sobre a agenda econômica do país.

“Estamos vivendo uma revolução sem precedentes no setor, em todos os segmentos. O ecossistema financeiro é uma grande alavanca para o desenvolvimento. Precisamos dialogar com os Poderes e a sociedade”, diz Maia, que deixou a Câmara após seis mandatos consecutivos. “A CNF representa entidades que acreditam na importância do debate ético e fluido entre os agentes do mercado e a sociedade, sempre em torno de um interesse comum: construir um Brasil melhor para todos”, destaca o presidente.

A CNF foi criada em 1985. Entre seus 10 filiados estão Febraban (Federação Brasileira de Bancos), B3, Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), ABBC (Associação Brasileira de Bancos), Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais), Abel (Associação Brasileira de Empresas de Leasing), Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores), Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços) e ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital).

PERFIL
Rodrigo Maia tem 52 anos e fez sua carreira na política, iniciando aos 26 anos, como o mais jovem secretário de governo da Prefeitura do Rio. Passou a maior parte da sua trajetória filiado ao então PFL, em seguida no Democratas, sendo o primeiro presidente nacional da legenda. Rodrigo Maia foi eleito deputado federal por seis mandatos e foi o mais longevo Presidente da Câmara dos Deputados, deixando o cargo em fevereiro de 2021. Foi ainda Secretário de Projetos e Ações Estratégicas no governo de São Paulo, entre agosto de 2021 e outubro de 2022, quando se filiou ao PSDB. Antes de entrar para a política, aos 19 anos, trabalhou no mercado financeiro nos bancos BMG e Icatu. Rodrigo é filho do ex-prefeito e vereador do Rio de Janeiro, Cesar Maia.