Pacheco apresenta projeto de lei para regulamentar inteligência artificial
5 de maio de 2023
NotíciasProposta prevê definição de órgão regulador ligado ao Executivo e responsabilização de empresas
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou um PL (projeto de lei) para regulamentar o uso da inteligência artificial no país, em meio ao advento de tecnologias como o ChatGPT e a criação de imagens como a do papa Francisco utilizando um casaco branco.
A proposta é um desdobramento do trabalho feito pela comissão de juristas criada em fevereiro do ano passado para propor subsídios ao parlamento sobre a regulação do tema. O relatório final foi entregue a Pacheco em dezembro pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Ricardo Villas Bôas Cueva. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
O texto traz diretrizes gerais para o desenvolvimento, implementação e uso responsável da IA a fim de “proteger direitos fundamentais” e garantir “sistemas seguros e confiáveis”. Um dos eixos é a criação ou definição de um órgão da administração pública para unificar e fiscalizar o cumprimento das regras.
O PL também prevê a responsabilidade civil do fornecedor ou operador do sistema de inteligência artificial em caso de dano patrimonial, moral, individual ou coletivo. Além de prestarem contas, desenvolvedores e empresas deverão reparar eventuais danos gerados.
“De um lado, estabelece direitos para proteção do elo mais vulnerável em questão, a pessoa natural que já é diariamente impactada por sistemas de inteligência artificial, desde a recomendação de conteúdo e direcionamento de publicidade na Internet até a sua análise de elegibilidade para tomada de crédito e para determinadas políticas públicas”, diz Pacheco.
“De outro lado, ao dispor de ferramentas de governança e deum arranjo institucional de fiscalização e supervisão, cria condições de previsibilidade acerca da sua interpretação e, em última análise, segurança jurídica para inovação e o desenvolvimento tecnológico”, completa o presidente do Senado na justificativa.
Três outros projetos que já tramitavam no Congresso Nacional desde 2019 também foram incorporados ao texto de Pacheco.
“O projeto também reforça a proteção contra a discriminação, por meio de diversos instrumentos, como o direito à informação e compreensão, o direito à contestação, e em um direito específico de correção de vieses discriminatórios diretos, indiretos, ilegais ou abusivos, além das medidas de governança preventivas”, afirma Pacheco.
A proposta sobre IA ocorre em meio à discussão no Congresso sobre o PL das Fake News. Diante da ofensiva de big techs e parlamentares da oposição contra o texto, o PL teve a votação adiada na terça-feira (2) a pedido do relator, Orlando Silva (PC do B-SP).
Fonte: Folha de S. Paulo
notícias
em Destaque
5 de janeiro de 2026
Setor financeiro reitera em nota plena confiança no Banco Central
29 de dezembro de 2025
Fin integra nota conjunta em apoio ao papel técnico do Banco Central
15 de dezembro de 2025
Fin divulga relatório sobre a contribuição do setor financeiro para o desenvolvimento do Brasil
3 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e entidades do setor financeiro lançam plano de combate a fraudes bancárias digitais
2 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e Segurança Pública anuncia plano de ações da Aliança de Combate a Fraudes Digitais Bancárias
1 de dezembro de 2025
Especialistas alertam para lacunas normativas entre bancos e o aumento expressivo de fraudes digitais