Novo arcabouço é simples e fácil de ser entendido, defende Simone Tebet
28 de março de 2023
NotíciasDiscussão sobre parâmetros está nas mãos do presidente Lula, segundo ministra
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta segunda-feira (27) que o novo arcabouço fiscal é simples, fácil de ser entendido, totalmente transparente, crível e que está na mão do presidente Lula a discussão sobre parâmetros.
Em evento em São Paulo, a ministra afirmou ainda que o planejamento segue sendo de zerar o déficit fiscal no ano que vem e que a tramitação da matéria na casa não deve ser atrasada pelo impasse entre Câmara e Senado sobre o rito das medidas provisórias (MPs).
“Durante a pandemia, tivemos a excepcionalidade dos ritos de tramitação. Agora, pela Constituição, temos que voltar às regras, mas esta é uma decisão política do Congresso”, disse, afirmando que não enxerga esse assunto como obstáculo para o arcabouço, tema que tem boa receptividade entre parlamentares.
Segundo ela, o presidente da Câmara, Arthur Lira, “chamou para si a responsabilidade sobre arcabouço, o que é muito bom”.
Tebet também reforçou que não se fala em exceções dentro do arcabouço fiscal. “O que se fala é ter a possibilidade de um pouco mais de gasto, sem excepcionalidade, mas com olhar específico sobre saúde e educação.”
Ainda sobre a reforma tributária, Tebet afirmou que as premissas consideradas unanimidade são o imposto ser cobrado no destino e que haverá unificação dos impostos federais. “Hoje passa mais facilmente IVA dual.”
Reportagem na íntegra no Valor: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/03/28/novo-arcabouco-e-simples-e-facil-de-ser-entendido-defende-simone-tebet.ghtml
notícias
em Destaque
5 de janeiro de 2026
Setor financeiro reitera em nota plena confiança no Banco Central
29 de dezembro de 2025
Fin integra nota conjunta em apoio ao papel técnico do Banco Central
15 de dezembro de 2025
Fin divulga relatório sobre a contribuição do setor financeiro para o desenvolvimento do Brasil
3 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e entidades do setor financeiro lançam plano de combate a fraudes bancárias digitais
2 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e Segurança Pública anuncia plano de ações da Aliança de Combate a Fraudes Digitais Bancárias
1 de dezembro de 2025
Especialistas alertam para lacunas normativas entre bancos e o aumento expressivo de fraudes digitais