Fin promove seminário com a presença do Nobel de Economia James Robinson
16 de setembro de 2025
NotíciaA Fin realizou, na última segunda-feira (15), mais uma edição do Seminário “Instituições, Políticas e Crescimento Econômicos”, em São Paulo, na sede do IDP. O encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor privado em torno de temas que impactam diretamente o futuro do ambiente de negócios no Brasil.
O painel de abertura contou com a presença do Nobel de Economia James Robinson, autor do livro “Por que as Nações fracassam”, que compartilhou reflexões sobre instituições, desenvolvimento e crescimento econômico.
Na sequência, foi realizado o debate “Gastos Judiciais e Desenho Institucional: O Judiciário como Vetor de Pressão Fiscal?”, que reuniu a diretora jurídica da Fin, Cristiane Coelho, a economista-chefe do Banco Bocom BBM, Cecília Machado, a procuradora da Fazenda Nacional, Rita Nolasco, e o procurador-geral adjunto, João Gronet. A mediação ficou a cargo do economista Marcos Lisboa.
O presidente da Fin, Rodrigo Maia, destacou em sua fala a importância de iniciativas como essa para o país:
“Assim que assumi a presidência da Fin, ressaltei que o setor financeiro precisava olhar para o futuro. O Brasil convive com um volume de contencioso altíssimo, que consome energia e dificulta a construção de um ambiente de negócios mais seguro e produtivo. Isso é responsabilidade tanto do Estado, com um sistema tributário complexo, quanto do setor privado, que muitas vezes se beneficia de incentivos sem impacto real para a sociedade.”
Para Maia, a construção de soluções exige o diálogo entre diferentes atores da sociedade:
“Acredito que o setor privado pode e deve contribuir, aprendendo com experiências internacionais e dialogando com o Parlamento e o governo. Acredito que esse tipo de evento é o caminho para construirmos soluções consistentes para os principais desafios do Brasil.”
O seminário foi realizado em parceria com as associadas Anbima e Febraban, e contou com o apoio da Rede D’Or, da Abrasce e do IDP.
notícias
em Destaque

1 de outubro de 2025
Pix tem “botão de contestação” a partir desta quarta (1°). Uso é para fraude, golpe e coerção

1 de outubro de 2025
Reforma tributária: veja o que muda com aprovação no Senado

27 de agosto de 2025
Febraban divulga Congresso de PLDFT

15 de agosto de 2025
Entidades se unem para impulsionar olimpíada de educação financeira

11 de agosto de 2025
Selo anti-fraude traz mais segurança aos clientes, diz diretora da Fin

31 de julho de 2025
PLP 108/2024: Entidades apontam riscos de judicialização e defendem ajustes