Fin integra nota conjunta em apoio ao papel técnico do Banco Central

29 de dezembro de 2025

Regulação

A Fin (Confederação Nacional das Instituições Financeiras) se une a entidades do setor financeiro em apoio ao Banco Central. A nota divulgada neste sábado, 27, e assinada por ABBC (Associação Brasileira de Bancos), Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito), Zetta, (Associação que representa empresas do setor financeiro e de meios de pagamentos), e pela Fin, afirma que a presença de um regulador técnico e independente do ponto de vista institucional e operacional, “é um dos pilares na construção de um sistema financeiro sólido e resiliente”.

As entidades destacam que reconhecem o papel exercido pelo Banco Central do Brasil (BCB), que inclui uma supervisão bancária atenta e independente, conduzida de forma exclusivamente técnica, prudente e vigilante.

O documento pontua ainda que a atividade financeira é um negócio de elevado risco e que o regulador tem mandato legal e dever inafastável de agir em prol da resiliência do sistema, estruturando regimes de resolução para protegê-lo. “Sem essa credibilidade, não há como uma instituição financeira perpetuar seu funcionamento”, ressalta a nota.

Confira o documento na íntegra.