Fin divulga relatório sobre a contribuição do setor financeiro para o desenvolvimento do Brasil
15 de dezembro de 2025
RegulaçãoDocumento consolida indicadores nacionais e internacionais sobre a importância econômica da atividade financeira e evidencia que o setor segue como uma das principais forças motrizes do crescimento do país
A Fin (Confederação Nacional das Instituições Financeiras) lança nesta segunda-feira, 15, a primeira edição do relatório Fin em Números 2024/2025, que passará a ser publicada anualmente pela Confederação.
O documento reúne indicadores nacionais e internacionais sobre a importância econômica da atividade financeira e mostra que o setor segue como uma das principais forças motrizes do crescimento do país — tanto por seus efeitos diretos no PIB, no emprego e na arrecadação, como pelos impactos indiretos que estimulam investimento, inovação e renda em diversas cadeias produtivas.
“Os dados mostram com clareza que o sistema financeiro brasileiro não apenas impulsiona investimento, inovação e consumo, como também sustenta uma parcela significativa do emprego formal e da arrecadação pública. Com um ambiente econômico favorável, o potencial de contribuição desse setor ao país pode ser ainda maior”, afirma a presidente da Fin, Cristiane Coelho.
Segundo o relatório, a atividade financeira representou 4,8% do PIB brasileiro em 2024, o equivalente a R$ 483,6 bilhões em valor adicionado. Mesmo sem considerar seus impactos indiretos, o setor permanece entre os cinco maiores da economia, superando atividades intensivas em mão de obra e altamente tradicionais.
“Quando observamos todas as atividades que compõem o setor financeiro, fica clara a sua verdadeira dimensão: em 2024, ele respondeu por quase 5% do PIB brasileiro e foi a atividade, entre as grandes acompanhadas pelo IBGE, cujo desempenho mais se correlaciona com o consumo e o investimento futuros”, afirma o economista Vinícius Botelho, Gerente de Assuntos Econômicos da Fin.
“E esses resultados evidenciam a importância de reunir num documento, de forma sistemática e com base em estatísticas oficiais, a contribuição de todo esse conjunto de atividades para a sociedade — seja em crescimento econômico, geração de emprego e renda, ou arrecadação”, acrescenta.
A publicação também traz comparações internacionais que reforçam o potencial de expansão do crédito no Brasil. Em 2024, o crédito ao setor privado não financeiro atingiu 93,5% do PIB, enquanto a mediana internacional é de 139,0%. Apesar da defasagem, o Brasil foi um dos poucos países que registraram crescimento robusto nessa estatística entre 2019 e 2024 — avanço de 16,5 pontos percentuais, o terceiro maior entre cerca de 40 economias analisadas.
Outro destaque é o papel do sistema financeiro no avanço dos meios de pagamento. O Brasil está entre os mercados que mais ampliaram o volume e o valor de transações eletrônicas, combinando elevado nível de utilização com forte crescimento anual entre 2019 e 2023, especialmente após a popularização de novas tecnologias de pagamento.
O relatório também mostra que a atividade financeira tem sido um dos principais motores de geração de empregos formais e renda, figurando entre as cinco atividades com maior massa salarial do país. Entre 2011 e 2021, o número de trabalhadores do setor cresceu, em média, 3,2% ao ano, enquanto a remuneração nominal avançou 7,4% ao ano, ritmo superior ao próprio crescimento do valor adicionado da atividade.
No campo fiscal, os dados reforçam o peso expressivo da atividade financeira na sustentação das contas públicas. A carga tributária brasileira — típica de países com renda per capita muito mais elevada — incide de forma desigual entre os setores, atingindo especialmente a atividade financeira. Desde pelo menos 2011, o setor é o maior pagador de impostos federais do país. Entre 2016 e 2021, a participação da arrecadação federal proveniente da atividade financeira superou sua participação no PIB em cerca de dez pontos percentuais, ilustrando a desproporção da carga tributária no setor.
A edição completa de Fin em Números | 2024 pode ser acessada aqui.
notícias
em Destaque
3 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e entidades do setor financeiro lançam plano de combate a fraudes bancárias digitais
2 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e Segurança Pública anuncia plano de ações da Aliança de Combate a Fraudes Digitais Bancárias
1 de dezembro de 2025
Especialistas alertam para lacunas normativas entre bancos e o aumento expressivo de fraudes digitais
19 de novembro de 2025
Fin entrega Selo de Prevenção a Fraudes a 22 instituições financeiras
18 de novembro de 2025
Fin lança nova etapa do Selo de Prevenção a Fraudes e amplia iniciativa para novos segmentos
3 de novembro de 2025
Cristiane Coelho assume a presidência da Fin