FGC agora faz parte da CNF e entra para o time de associadas

24 de novembro de 2023

Notícias

Em reunião do Conselho de Representantes da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, realizada no dia 9 de novembro, o FGC passou a integrar o quadro associativo da CNF, sendo a 14ª associada da Confederação. O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma associação civil, sem fins lucrativos, e integra o sistema de garantia de depósito. A instituição age de maneira preventiva e assegura a estabilidade do sistema bancário e financeiro ao garantir a recuperação de depósitos e créditos em instituições financeiras em caso de falência.

Sobre o FGC
O FGC foi fundado em novembro de 1995 para garantir um funcionamento fluido e harmônico de todo o sistema financeiro. Com o objetivo de proteger depositantes e investidores, o fundo também atua na prevenção de crise bancária sistêmica. Entre as associadas do FGC, estão bancos comerciais, múltiplos, de investimento, de desenvolvimento e sociedades de crédito, financiamento e investimento. São os investimentos periódicos das instituições membros que sustentam o fundo, uma vez que a associação a esse fundo é obrigatória, de acordo com normas do Banco Central (Bacen).

Sobre a CNF
Na presidência da Confederação desde fevereiro deste ano, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, traz mais uma parceira à CNF. Criada em 1985, a CNF reúne atualmente 14 entidades associadas: ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais); ABBC (Associação Brasileira de Bancos); Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança); ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais); Abel (Associação Brasileira das Empresas de Leasing); Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços); ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital); Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento); Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias); ANFIDC (Associação Nacional dos Participantes em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios Multicedentes e Multissacados); B3 – Brasil Bolsa Balcão; Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Zetta e FGC (Fundo Garantidor de Crédito).


Fonte: Assessoria de imprensa CNF