Febraban: reforma tributária é oportunidade para tirar tributação do spread bancário
21 de junho de 2023
NotíciasO presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, disse que a reforma tributária pode reduzir os custos do crédito no País. De acordo com ele, o Brasil é um dos poucos países com peso no cenário econômico internacional que tributam a intermediação.
“A reforma tributária é uma oportunidade relevante para tirar essa peculiaridade no crédito da incidência de tributação do spread bancário”, disse ele em evento sobre o setor bancário brasileiro promovido pela Fitch em São Paulo, nesta quarta-feira.
Hoje, os bancos recolhem 4,65% em PIS/Cofins sobre a intermediação financeira, ou seja, a concessão de crédito. Na reforma tributária que instituirá o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), o PIS e a Cofins serão substituídos pelo novo imposto, mas as discussões no Congresso têm ido no sentido de excluir a intermediação da tributação. As receitas com serviços, tarifas e comissões seriam tributadas.
Sidney disse que essa mudança seria uma das que reduziriam os custos de crédito no País. Outro ponto importante, afirmou, seria o de reduzir a insegurança jurídica. “Temos visto tribunais flexibilizando garantias de empresas que entram em default”, afirmou.
No começo deste ano, alguns bancos credores da Americanas entraram em batalha com a companhia na Justiça para poder exercer a garantia dos créditos que tinham junto à empresa através do congelamento de depósitos da companhia. Esses processos se deram após a varejista informar um rombo contábil de mais de R$ 20 bilhões, que a levaria à recuperação judicial dias depois.
Fonte: Broadcast+
notícias
em Destaque
5 de janeiro de 2026
Setor financeiro reitera em nota plena confiança no Banco Central
29 de dezembro de 2025
Fin integra nota conjunta em apoio ao papel técnico do Banco Central
15 de dezembro de 2025
Fin divulga relatório sobre a contribuição do setor financeiro para o desenvolvimento do Brasil
3 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e entidades do setor financeiro lançam plano de combate a fraudes bancárias digitais
2 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e Segurança Pública anuncia plano de ações da Aliança de Combate a Fraudes Digitais Bancárias
1 de dezembro de 2025
Especialistas alertam para lacunas normativas entre bancos e o aumento expressivo de fraudes digitais