Diretoria da Fin participa das discussões do XIII Fórum de Lisboa
3 de julho de 2025
NotíciaNo primeiro dia do XIII Fórum de Lisboa, nosso presidente Rodrigo Maia falou sobre a recente tentativa de aumento do IOF pelo governo federal. Segundo ele, a medida foi tomada sem aviso e sem diálogo com o Congresso, gerando imprevisibilidade e penalizando justamente os brasileiros mais pobres e as pequenas empresas.
“Mais uma vez a política transfere ao Supremo a responsabilidade de uma decisão que deveria ser construída no Congresso. Depois, criticam o STF por decidir aquilo que ninguém quis enfrentar”, afirmou Maia.

Em outro painel, nossa diretora jurídica, Cristiane Coelho, mediou a discussão sobre macrolitigância e os impactos fiscais das decisões judiciais. Cristiane apresentou as frentes em que a Fin atua para melhorar o ambiente jurídico do país — como a proposta de fortalecimento do contencioso administrativo no PLP 108/24 — e destacou nossa preocupação com os efeitos orçamentários das decisões judiciais, que vão além dos precatórios.
O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo Lisbon Public Law Research Centre, reúne Ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, Ministros de Estado, Governadores, Congressistas, representantes da sociedade civil, empresários, autoridades e acadêmicos.
Entre os dias 2 e 4 de julho de 2025, na Universidade de Lisboa, o Fórum promove diálogos sobre os impactos da Era Inteligente nas relações entre Estados, instituições, empresas e cidadãos.
notícias
em Destaque

1 de outubro de 2025
Pix tem “botão de contestação” a partir desta quarta (1°). Uso é para fraude, golpe e coerção

1 de outubro de 2025
Reforma tributária: veja o que muda com aprovação no Senado

16 de setembro de 2025
Fin promove seminário com a presença do Nobel de Economia James Robinson

27 de agosto de 2025
Febraban divulga Congresso de PLDFT

15 de agosto de 2025
Entidades se unem para impulsionar olimpíada de educação financeira

11 de agosto de 2025
Selo anti-fraude traz mais segurança aos clientes, diz diretora da Fin