Confederação estreia nova marca e se reposiciona como Fin
11 de junho de 2025
NotíciaCom projeto liderado pela N.ideias, de Nizan Guanaes, e branding desenvolvido pelo GAD, mudança reflete evolução institucional, modernização do setor e reforça o papel da indústria financeira no desenvolvimento do país
A Confederação Nacional das Instituições Financeiras acaba de anunciar seu reposicionamento de marca e passa a se chamar Fin. O projeto de rebranding foi liderado por Nizan Guanaes, à frente da consultoria de estratégias de comunicação N.ideias, em parceria com o GAD, consultoria referência nacional em branding, liderada por Luciano Deos.
Com o mote “Todo sonho precisa de uma indústria”, o rebranding inaugura um capítulo mais próximo, moderno e conectado da entidade com o cotidiano da sociedade brasileira — refletindo um setor financeiro que se transforma com agilidade, diversidade e inovação.
A mudança ocorre quando a confederação celebra 40 anos de atuação institucional, representando 15 das principais associações do sistema financeiro nacional, como Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais), B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e ZETTA, associação que representa empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros digitais, entre outras.
“Essa marca acompanha toda revolução que tem no mercado financeiro, com novos entrantes, agentes cada vez mais modernos e propostas de valor desafiadoras. A CNF, agora Fin, abriga toda essa diversidade: é moderna, inclusiva, democrática, e o nome precisava traduzir esse momento e ser compatível com o mundo do Pix, do Google, do TikTok. A Fin é um nome não tradicional para um sistema cada vez menos tradicional, avançado, moderno, mas sólido”, afirma Nizan Guanaes, da N.ideias, responsável pela estratégia de lançamento e de mídia da nova marca.
Segundo Luciano Deos, o nome Fin nasce com a ideia de uma marca próxima e informal, quase como um “apelido” para o setor. “Queríamos um nome que fosse sinônimo desta nova indústria financeira — que representasse um movimento, uma atitude, quase um verbo. Que falasse de viabilizar, de fazer acontecer. Que aproximasse a indústria financeira das pessoas, ressignificasse sua presença no cotidiano, e ao mesmo tempo carregasse a solidez e o protagonismo do setor”, explica o fundador e CEO do GAD. A consultoria assina o reposicionamento, naming, identidade visual e roll-out da marca.
O projeto é resultado de um processo de escuta e alinhamento estratégico iniciado em 2022, após a chegada de Rodrigo Maia à presidência da Confederação. A nova marca busca traduzir o momento de evolução institucional da entidade, marcada por maior atuação junto ao poder público, presença e diálogo com a sociedade.
A Fin assume agora o posicionamento de uma entidade viabilizadora: que dá voz à indústria financeira, articula com o setor público, representa a pluralidade de seus associados e reforça o papel do setor como agente de transformação econômica.
“O novo posicionamento da Fin reflete um setor moderno, que participa das decisões, do dia a dia das pessoas. Mais do que uma nova marca, é uma nova forma de comunicar a relevância do setor financeiro como um ecossistema plural, inovador e comprometido com o desenvolvimento do país”, destaca Rodrigo Maia, presidente da Fin.
Identidade visual: crescimento, solidez e proximidade
A nova identidade visual, desenvolvida pelo time do GAD, traz uma tipografia moderna, com elementos gráficos inspirados em moedas e símbolos monetários. A inclinação da letra “F” simboliza crescimento e avanço, enquanto a cor azul reforça a solidez e a confiabilidade, características essenciais do setor financeiro.
Mais do que identificar uma instituição, a marca Fin nasce com a ambição de se tornar sinônimo do setor financeiro como um todo — tal como acontece com nomes que transcendem a sigla para se tornarem parte da cultura popular e digital.

Sobre a Fin
A Fin é a nova identidade da Confederação Nacional das Instituições Financeiras. Com 40 anos de história, representa 15 das principais entidades do setor financeiro no Brasil, como ANBIMA, B3, Febraban, FGC (Fundo Garantidor de Créditos) e ZETTA, entre outras. Seu propósito é dar voz à indústria financeira como agente de desenvolvimento, inovação e inclusão, promovendo o diálogo com o poder público e com a sociedade. https://fin.org.br/
Sobre o Gad
“Brand is business”: com esse posicionamento, o Gad é uma consultoria de marca que atua há quatro décadas no mercado brasileiro e internacional com o diferencial de trabalhar marca como negócio, de forma mais permanente, com uma atuação focada na construção da jornada da marca à experiência. Com mais de mil marcas e projetos desenvolvidos no portfólio, a empresa já ajudou a posicionar e reposicionar grandes companhias como B3, BB seguros, Claro, CPFL, Eletrobras, Fleury, Gerdau, EMS, GRU Airport, Postos BR, Panvel, Vivo, entre outras. Sob o comando do fundador e CEO Luciano Deos, a consultoria conquistou mais de 300 prêmios, como no London International Awards, no Cannes Lions, no Brasil Design Award, além de ser reconhecida como uma empresa Great Place to Work (GPTW) pelo quarto ano consecutivo.
Confira os vídeos da campanha:
notícias
em Destaque

1 de outubro de 2025
Pix tem “botão de contestação” a partir desta quarta (1°). Uso é para fraude, golpe e coerção

1 de outubro de 2025
Reforma tributária: veja o que muda com aprovação no Senado

16 de setembro de 2025
Fin promove seminário com a presença do Nobel de Economia James Robinson

27 de agosto de 2025
Febraban divulga Congresso de PLDFT

15 de agosto de 2025
Entidades se unem para impulsionar olimpíada de educação financeira

11 de agosto de 2025
Selo anti-fraude traz mais segurança aos clientes, diz diretora da Fin