Setor financeiro cria grupo para formatar modelo do split payment
17 de setembro de 2024
NotíciaSete entidades do setor financeiro criaram um grupo em que começam a discutir os pontos necessários para a implementação do chamado split payment (pagamento dividido), um dos principais mecanismos da reforma tributária, e também um dos mais complexos. O debate é coordenado pela CNF, e será assessorado pela consultoria Accenture.
“O objetivo é que eles nos auxiliem na construção, na formatação de todo o fluxo que vai envolver o split payment”, afirmou a nossa diretora jurídica da CNF, Cristiane Coelho.
O split payment é um mecanismo previsto na reforma tributária que determina que quando o consumidor realizar um pagamento, a fatia correspondente ao Imposto sobre Valor Agregado (IVA) seja automaticamente direcionado ao Fisco das cidades, Estados e do País. O governo considera que o mecanismo tornará o recolhimento dos tributos mais fácil e evitará sonegação, o que ajudaria a aliviar a alíquota do IVA.
Participam da discussão: a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag), a Associação Brasileira de Internet (Abranet), a Associação das Infraestruturas de Mercado Financeiro (Apiimf), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Zetta. A primeira reunião do grupo ocorreu no último dia 10, e o grupo pretende concluir seus trabalhos em até 1 ano.
notícias
em Destaque
5 de janeiro de 2026
Setor financeiro reitera em nota plena confiança no Banco Central
29 de dezembro de 2025
Fin integra nota conjunta em apoio ao papel técnico do Banco Central
15 de dezembro de 2025
Fin divulga relatório sobre a contribuição do setor financeiro para o desenvolvimento do Brasil
3 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e entidades do setor financeiro lançam plano de combate a fraudes bancárias digitais
2 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e Segurança Pública anuncia plano de ações da Aliança de Combate a Fraudes Digitais Bancárias
1 de dezembro de 2025
Especialistas alertam para lacunas normativas entre bancos e o aumento expressivo de fraudes digitais