Arcabouço fiscal vence 1º teste na Câmara
18 de maio de 2023
NotíciasA Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, por 367 votos a 102, o regime de urgência para a tramitação do projeto do arcabouço fiscal – a nova regra para controle das contas públicas. Com isso, o texto fura a fila para, sem passar por comissões, ir a votação na próxima semana – na terça ou na quarta-feira. Apenas a federação PSOL-Rede – que integra a base do governo -, o PL e o Novo orientaram seus integrantes a votar “não”, ou seja, contra a urgência.
Em discurso em plenário, o relator, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), disse que o texto recebeu sugestões de líderes de direita, centro e esquerda e foi aperfeiçoado em relação ao elaborado pelo Ministério da Fazenda, com sanções e ajustes em busca de equilíbrio nas contas.
Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia dito que podia garantir mais de 300 votos a favor da nova regra e que, na votação do regime de urgência, o número seria ainda maior. O arcabouço precisa de 257 votos favoráveis (maioria absoluta). Segundo Haddad, o objetivo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é conseguir quórum de emenda constitucional (308 votos) para que o tema não precise ser rediscutido.
A disputa deve esquentar até a votação da próxima semana. A expectativa é de que o PL e o PSOL façam propostas de emendas. O PL deve pedir a ampliação das punições ao governo em caso de descumprimento da meta.
No PT, um dos pontos que suscitam queixas são as exceções. Embora tenha expresso no texto, a pedido de Lula, que o reajuste real do salário mínimo não será afetado pela norma, Cajado recolocou sob o limite de gastos o piso da enfermagem, despesas com capitalização de estatais não financeiras e os gastos com o Fundeb e não criou salvaguardas ao Bolsa Família como desejava o presidente.
(Giordanna Neves e Mariana Caetano)
Fonte: Broadcast+
notícias
em Destaque
5 de janeiro de 2026
Setor financeiro reitera em nota plena confiança no Banco Central
29 de dezembro de 2025
Fin integra nota conjunta em apoio ao papel técnico do Banco Central
15 de dezembro de 2025
Fin divulga relatório sobre a contribuição do setor financeiro para o desenvolvimento do Brasil
3 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e entidades do setor financeiro lançam plano de combate a fraudes bancárias digitais
2 de dezembro de 2025
Ministério da Justiça e Segurança Pública anuncia plano de ações da Aliança de Combate a Fraudes Digitais Bancárias
1 de dezembro de 2025
Especialistas alertam para lacunas normativas entre bancos e o aumento expressivo de fraudes digitais