Selo Fin de Prevenção a Fraudes

Compromisso com a segurança

O Selo de Prevenção a Fraudes foi criado como uma resposta proativa do sistema financeiro à crescente necessidade de assegurar a integridade das operações financeiras. Seu objetivo é reconhecer se as instituições cumprem os requisitos estabelecidos e seguem as melhores práticas de prevenção, repressão e conscientização em processos de mitigação de fraudes e golpes.

A certificação é uma forma de identificar essas instituições e reconhecer seu compromisso com a segurança do usuário, além de comprovar a conformidade com as leis e as práticas do mercado.

A Fin é responsável pela governança do selo, enquanto a avaliação é realizada por uma consultoria contratada.

Obtenha o selo FIN

Benefícios

O Selo de Prevenção a Fraudes atesta que a instituição possui processos sólidos de prevenção e conscientização sobre fraudes e golpes.

Ao estar aderente aos requisitos processuais e regulatórios, e em conformidade com as melhores práticas do mercado no processo de prevenção a fraudes e golpes, a instituição reforça ao mercado o seu firme compromisso na prevenção desses ilícitos e de que está preocupada em proteger o mercado financeiro contra fraudadores.

Embora a certificação não garanta a ausência, ela confirma que a instituição mantém processos para reduzir a possibilidade de sucesso de fraudes.

Confira as instituições certificadas

Processo de obtenção do Selo Fin

1

Pré-requisitos para a participação

  • Ser uma instituição financeira
  • Ser associada a uma das associadas da Fin
2

Inscrição

  • Solicitar o selo pelo e-mail: selo@fin.org.br
  • Entregar a documentação básica para a inscrição
  • Estar de acordo com o Regulamento
  • Realizar o pagamento da Taxa de Adesão
3

Processo de Avaliação

As instituições são avaliadas com base em oito pilares, fundamentados nas diretrizes e exigências dos órgãos reguladores.

  1. Serviços especializados
  2. Parcerias e cooperação
  3. Processos preventivos
  4. Conscientização e divulgação
  5. Abertura de contas
  6. Gestão transacional
  7. Tratamento de fraudes
  8. Ações informativas
4

Resultado e Divulgação

  • Após a entrega dos relatórios finais, as entidades certificadas serão divulgadas.
  • O Selo Fin tem validade de um ano.

Contato

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail selo@fin.org.br ou pelo telefone 61 3218-5300